• Ricky Duraes

66% DO PAÍS EM SECA EXTREMA E 34% EM SECA SEVERA


A chuva que se prevê cair esta semana não vai aliviar o país da seca que assola todo o território continental. De acordo com os últimos dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), 66% do país encontra-se em seca extrema e 33% em seca severa, anunciaram o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, e a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, em conferência de imprensa conjunta.


“Temos de nos habituar a viver com menos água”, afirmou Duarte Cordeiro, assegurando que “o país tem água para consumo humano salvaguardada para dois anos”.


A comunicação sucedeu a mais uma reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES).


No fim, os dois governantes acrescentaram mais 28 medidas para enfrentar a seca às 50 anunciadas desde fevereiro. Entre estas, preparam-se novas campanhas de sensibilização para um uso mais eficiente e consciente da água, dirigidas a consumidores, agricultores e industriais e que serão lançadas até julho.


Além das medidas de curto prazo, associadas a fecho de fontanários, limitações de uso de água na agricultura, restrições de rega de espaços verdes e restrições na produção hidroelétrica, o governante relembrou as medidas estruturais associadas à reutilização de águas residuais tratadas, nomeadamente no Algarve.



0 comments

Recent Posts

See All