• Ricky Duraes

Anadia promove livros junto das escolas e instituições sociais

Anadia, Aveiro, 11 nov 2021 (Lusa)


Anadia, Portugal/ Foto:Flickr

O município de Anadia, no distrito de Aveiro, está a dinamizar dois projetos, através da Biblioteca Municipal, que levam livros e meios audiovisuais às escolas e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.

Em comunicado, a autarquia bairradina explica que os projetos Bibliosocial e Biblioescola consistem em levar livros, cd, dvd e revistas a todos os utentes das IPSS e a todos os alunos que frequentem o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico.

“Esta iniciativa tem, ao longo dos anos, conseguido uma adesão muito significativa por parte de professores, educadores e utentes”, realçou a Câmara de Anadia, em comunicado enviado à agência Lusa.

No caso da Bibliosocial, cada IPSS recebe um número máximo de livros, dvd, cd e revistas equivalente ao número de utentes de cada valência.

Segundo o município, os objetivos passam por estimular e fortalecer hábitos de leitura e apoiar a educação individual e a autoformação, assim como a educação formal.

Relativamente à BiblioEscola, cada turma recebe um número de livros, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, equivalente ao número de alunos que a compõem.

“Pretende-se com este projeto apoiar a educação formal, tornar acessível a todas as crianças o livro e a informação, bem como envolver a comunidade escolar num projeto social comum”, referiu a nota, salientando a importância de promover o livro e a leitura, “enquanto pilares fundamentais do desenvolvimento das literacias é outro dos objetivos.

4 views0 comments