• Ricky Duraes

ISRAEL CONFIRMA ACORDO "HISTÓRICO" COM LÍBANO SOBRE FRONTEIRA MARÍTIMA

Os Estados Unidos têm vindo a mediar há dois anos as negociações entre Líbano e Israel, vizinhos oficialmente em guerra, para chegar a um acordo para delimitar a fronteira marítima que foi agora conseguido.


Foto: Fambile

Israel e o Líbano alcançaram esta terça-feira um acordo "histórico" sobre a sua fronteira marítima, confirmou o primeiro-ministro israelita, Yair Lapid, resolvendo uma disputa de longa data sobre as águas no Mediterrâneo com importantes reservas de gás.

O chefe do Governo israelita referiu que a proposta elaborada pelos Estados Unidos vai ao encontro de "todos os princípios económicos e de segurança estabelecidos por Israel", anunciando ainda que está agendada uma reunião do seu gabinete de segurança para quarta-feira sobre este "acordo concluído" com a mediação de Washington.

Os Estados Unidos têm vindo a mediar há dois anos as negociações entre Líbano e Israel, vizinhos oficialmente em guerra, para chegar a um acordo para delimitar a fronteira marítima e remover os obstáculos à exploração de hidrocarbonetos.

De acordo com a imprensa, o acordo prevê que o campo 'offshore' Karish esteja sob controlo israelita e que as reservas de Cana, localizadas mais a nordeste, sejam concedidas ao Líbano - embora parte do mesmo atravesse a futura fronteira. O Estado hebreu receberia uma parte das receitas do gás de Cana, de acordo com as fontes.

0 comments