top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

14 ANOS DE PRISÃO PARA EX-ENGENHEIRA DA COCA-COLA QUE ROUBOU SEGREDOS

Uma engenheira química foi condenada a 14 anos de prisão, aqui nos Estados Unidos, por roubar segredos comerciais sobre materiais usados em latas de refrigerantes e outras bebidas para beneficiar o Governo chinês e uma empresa chinesa.


Roubar segredos de uma grande empresa como a Coca-Cola resultou em 14 anos de prisão.


De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Xiaorong You, de 59 anos, de Lansing, no estado do Michigan, foi julgada por um juiz federal no Tennessee, depois de um júri a ter condenado em abril por acusações que incluem posse de segredos comerciais roubados e espionagem económica.


Os procuradores dizem que You teve acesso a segredos sobre revestimentos internos das latas sem bisfenol-A (BPA), enquanto trabalhava na Coca-Cola, em Atlanta, e na Eastman Chemical Company em Kingsport, no Tennesse.


De acordo com os magistrados, os segredos comerciais custaram às principais empresas químicas e de revestimento quase 120 milhões de dólares (cerca de 114 milhões de euros).


Os procuradores adiantam ainda que You roubou os segredos comerciais para criar uma empresa de revestimento sem BPA na China, e o seu parceiro chinês, Weihai Jinhong Group, recebeu milhões de dólares em subsídios do Governo chinês para apoiar o novo negócio.


Foram apontadas também evidências de que You pretendia beneficiar o Governo da China, a província chinesa de Shandong, a cidade chinesa de Weihai e o Partido Comunista Chinês.


You trabalhou na Coca-Cola como engenheira principal de investigação global, de dezembro de 2012 a agosto de 2017, e foi gestora de desenvolvimento de aplicativos de embalagem na Eastman Chemical, de setembro de 2017 a junho de 2018, acrescentaram os procuradores.


0 comments
bottom of page