top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

ALABAMA, UTAH TORNA-SE O MAIS RECENTE ESTADO DOS EUA A BANIR O TIKTOK EM DISPOSITIVOS ESTATAIS

O Alabama e o Utah juntaram-se na segunda-feira a outros estados norte-americanos que proíbem o uso da aplicação chinesa de partilha de vídeos curtos TikTok em dispositivos governamentais e redes informáticas do Estado devido a preocupações de segurança nacional.


As ações seguem os avisos do diretor do FBI, Chris Wray, no mês passado, que disse que o governo chinês poderia usar a app byteDance para controlar a recolha de dados em milhões de utilizadores dos EUA ou controlar o algoritmo de recomendação, que poderia ser usado para operações de influência.

"Perturbador, o TikTok recolhe grandes quantidades de dados, grande parte dos quais não tem ligação legítima com o suposto propósito da partilha de vídeos da app. O uso do TikTok envolvendo infraestruturas estatais de cria assim uma vulnerabilidade inaceitável às operações de infiltração chinesas", disse o governador do Alabama, Kay Ivey, em comunicado.

A sua diretiva também ordena às agências de poder executivo que tomem todas as medidas necessárias para impedir que o TikTok aceda a dados estatais sensíveis.

O comissário federal de comunicações Brendan Carr disse num tweet na segunda-feira que pelo menos nove Estados tomaram medidas contra o TikTok "com base nas sérias ameaças à segurança que apresenta".

Outros estados norte-americanos que baniram o TikTok em dispositivos estatais incluem Texas, Maryland e Dakota do Sul.

0 comments
bottom of page