top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

ANTÓNIO COSTA ASSUME TRANSITORIAMENTE FUNÇÕES DE MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

O primeiro-ministro tomou posse como ministro dos Negócios Estrangeiros, transitoriamente, até ao XXII Governo cessar funções na quarta-feira, para Augusto Santos Silva assumir o lugar de deputado e candidatar-se a presidente da Assembleia da República.


Na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa deu posse a António Costa como ministro dos Negócios Estrangeiros tendo também tomado posse transitoriamente aos secretários de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, e das comunidades portuguesas, Berta Nunes, os três reconduzidos.

O XXII Governo cessará funções dentro de dois dias, mas antes disso teve hoje início a nova legislatura.

Amanhã será empossado o XXIII Governo Constitucional, que terá como ministro dos Negócios Estrangeiros João Gomes Cravinho.

Francisco André irá manter-se com os Negócios Estrangeiros e a Cooperação, a pasta das comunidades portuguesas ficará com Paulo Cafôfo e a da Internacionalização com Bernardo Ivo Cruz.

Hoje, além de Augusto Santos Silva, foi já exonerado o secretário de Estado cessante da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, proposto por António Costa para líder parlamentar do PS na nova legislatura.

Daqui a dois dias, deixarão igualmente funções executivas Berta Nunes, que foi eleita deputada por Bragança, e Ana Paula Zacarias.

Na orgânica do próximo Governo, os Assuntos Europeus passam para a dependência direta do primeiro-ministro, com Tiago Antunes como secretário de Estado.

Exonerado hoje do cargo de ministro, Augusto Santos Silva poderá assumir na terça-feira, primeiro dia da XV Legislatura, o lugar de deputado, eleito pelo círculo de Fora da Europa, e candidatar-se a presidente da Assembleia da República, com o apoio do PS.

0 comments
bottom of page