top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

ANUNCIADO PROJETO PARA REFORMA NO ACESSO ÀS ARMAS, A 1.ª EM DÉCADAS

O senado americano apresentou um projeto bipartidário para reduzir acesso a armas de fogo e endurecer as verificações de antecedentes para os compradores mais jovens de armas de fogo, e aumentar as penas para tráfico de armas.


Senadores norte-americanos divulgaram esta terça-feira um projeto de lei bipartidário para restringir o acesso a armas de fogo, que reúne uma série de reformas limitadas, mas que são as primeiras em décadas.


Este acordo entre democratas e republicanos faz parte da resposta do Congresso norte-americano aos tiroteios em massa que têm abalado o país.


O projeto de lei "apoiado por membros de ambos os partidos é um passo em frente e salvará vidas", salientou o líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer.


Já Mitch McConnell, líder da minoria no Senado norte-americano, considerou o projeto de lei "um pacote de medidas populares que ajudarão a tornar estes incidentes horríveis menos prováveis, ao mesmo tempo em que defendem totalmente os direitos da Segunda Emenda dos cidadãos cumpridores da lei".


Por outro lado, a Associação Nacional de Armas (NRA), que durante décadas tem impedido leis sob 1controlo de armas, manifestou-se contra a medida.


Nove dias depois dos negociadores dos partidos no Senado terem concordado com uma proposta -- e 29 anos depois do Congresso ter promulgado pela última vez grandes restrições às armas de fogo -- os senadores Chris Murphy, democrata, e John Cornyn, republicano, referiram aos jornalistas que foi alcançado um acordo final sobre os detalhes da proposta.


A legislação pretende endurecer as verificações de antecedentes para os compradores mais jovens de armas de fogo, exigir que mais vendedores realizem verificações de antecedentes e aumentar as penas para tráfico de armas e disponibilizar mais dinheiro para estados e comunidades com o objetivo de melhorar a segurança escolar e iniciativas de saúde mental.


Os assessores estimam que a medida terá um custo de cerca de 15 mil milhões de dólares).


O projeto de lei carece, no entanto, de propostas mais fortes que o Presidente Joe Biden apoia e os democratas têm pressionado durante anos, sem sucesso, devido à oposição do Partido Republicano.


A última grande medida de armas do Congresso foi uma proibição de armas de assalto - armas de fogo automáticas ou semiautomáticas - que entrou em vigor em 1994, mas expirou 10 anos depois.

0 comments
bottom of page