top of page
  • Ricky Duraes

BIDEN ASSINA LEI QUE PROTEGE CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO

O presidente norte-americano, Joe Biden, assinou a lei que protege o casamento entre pessoas do mesmo sexo nos Estados Unidos, durante uma cerimónia na Casa Branca que juntou milhares de convidados.


Photo Credit: G1

Num clima festivo, com mais de três mil participantes, o cantor Sam Smith atuou no início do evento com a famosa canção "Stay With Me", enquanto Cyndi Lauper emocionou o público com "True Colors", um hino da comunidade 'gay'.

Ao promulgar este projeto de lei, Biden saudou um "passo crucial rumo à igualdade, à liberdade e à justiça, não apenas para alguns, mas para todos".

O Congresso norte-americano tinha dado na quinta-feira a aprovação final à legislação que protege os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, um passo considerado monumental numa batalha de décadas pelo reconhecimento nacional de tais uniões.

A legislação bipartidária, que foi aprovada por 258-169 com quase 40 votos republicanos, também protege as uniões inter-raciais ao exigir que os Estados reconhecessem os casamentos legais independentemente de "sexo, raça, etnia ou origem nacional".

A legislação, entra em vigor automaticamente com a sua assinatura.

A opinião pública nos EUA mudou drasticamente nos últimos anos: em 1996, quando foi assinada a Lei de Defesa do Casamento, apenas 27% dos norte-americanos apoiavam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto em 2022 o apoio era de 71%, segundo uma sondagem da Gallup.


0 comments
bottom of page