top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

CORTES ORÇAMENTAIS ‘APAGAM’ JOGOS DA I LIGA PARA A DIÁSPORA

O canal público mantém em curso negociações com a Sport TV, mas só fecha jogos para transmissão na diáspora a baixo custo. A RTP fez uma proposta de metade do valor do ano passado. Ainda não houve partidas desta época a serem transmitidas na RTP Internacional ou RTP África. Os imigrantes continuam à espera.


Foto: MSN

Após duas jornadas da Liga, a RTP canal público de televisão português ainda não fechou as negociações com a SportTV para a habitual transmissão de um jogo dos três ‘grandes’ por jornada na RTP Internacional e RTP África.

Apesar de no contrato de concessão “não constar explícita ou implicitamente” a emissão de um jogo em sinal aberto para a diáspora, fonte da RTP adianta ao Jornal Expresso que as negociações, “em baixa devido a constrangimentos orçamentais”, mantêm-se em curso com o detentor dos direitos televisivos.

“Num ano para esquecer do ponto de vista de encargos”, a administração da RTP avançou com uma proposta de metade do valor da época passada (€1,7 milhões), oferta recusada pelo detentor dos direitos comerciais. Na contraproposta, a SportTV acedeu baixar para €1,6 milhões, tendo RTP “aumentado em 50%” o valor do leilão inicial.

Os luso americanos continuam a não compreender porque e que são portugueses de segunda.

“Quem paga são os contribuintes portugueses que uma vez mais não estão contentes com esta situação.

O apagão de jogos para a diáspora levou a bancada parlamentar do PSD a questionar, há uma semana, o ministro da Cultura, sobre o assunto. A tutela passou a batata quente para o concelho de administração da RTP.

Mas a realidade e uma, hoje começa a terceira jornada e os portugueses espalhados pelo mundo continuam a espera se serem afinal portugueses de primeira.


0 comments
bottom of page