top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

EDUCAÇÃO COMO O "INVESTIMENTO MAIS IMPORTANTE QUE QUALQUER PAÍS PODE FAZER"

No último dia da Cimeira sobre a Transformação da Educação, o secretário-geral da ONU exaltou a Educação como "transformadora de vidas, economias e sociedades", mas frisou que também ela precisa de transformação, por estar em “profunda crise”.


Foto: Antonio Guterres MZNews

O secretário-geral da ONU, António Guterres, exortou esta segunda-feira os Governos de todo o mundo a aumentar o financiamento à Educação, sublinhando que esse é o "investimento mais importante que qualquer país pode fazer".

Guterres discursou no último dia da Cimeira sobre a Transformação da Educação, um dos principais eventos da 77.ª sessão da Assembleia-Geral da ONU, e no qual exaltou a Educação como "transformadora de vidas, economias e sociedades", mas frisou que também ela precisa de transformação, por estar em "profunda crise".

Nessa linha de pensamento o ministro a educação português, João Costa realçou a posição inclusiva de Portugal.

Facto também realçado pela embaixadora portuguesa nas nações unidas, que realçou o papel do português como língua universal.

Os responsáveis pelo ensino de português nos Estados Unidos realçaram o plano traçado para que o português se assuma cada vez mais como língua de futuro.

Lançando duras críticas aos sistemas educacionais que fomentam a aprendizagem mecanizada e a competição por notas, o líder da ONU observou que, frequentemente, os "currículos escolares estão desatualizado referindo ser necessário proteger o direito à Educação de qualidade para todos, o apoio a professores força vital dos sistemas educacionais, a necessidade das escolas serem espaços seguros e saudáveis, uma revolução digital acessível para todos e um compromisso por um maior orçamento para a Educação, frisando que nenhum dos pontos anteriores será alcançado sem um aumento no financiamento da Educação e na solidariedade global.


0 comments
bottom of page