top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

ESPANHA RECEBE PRIMEIRAS VACINAS, PORTUGAL SEGUE-SE EM BREVE

O surto de Monkypox na Europa preocupa e a União Europeia negociou a compra de um total de 109.090 doses da vacina de terceira geração à farmacêutica Bavarian Nordic. Em Portugal foram registados mais 8 casos, são agora 373 o número de casos em Portugal.


A Espanha vai receber esta terça-feira a primeira entrega de 5.300 doses de vacinas contra o vírus 'monkeypox', seguindo-se Portugal, Alemanha e Bélgica em julho e agosto, numa série de entregas anunciada pela Comissão Europeia.


A Autoridade de Preparação e Resposta Sanitária da Comissão Europeia vai proceder à distribuição das vacinas nas próximas semanas e meses, de modo a assegurar, segundo um comunicado, que "todos os Estados-membros estão prontos a responder ao atual surto de varíola dos macacos, dando prioridade aos mais afetados".


Bruxelas negociou a compra de uma total de 109.090 doses da vacina de terceira geração à farmacêutica Bavarian Nordic.


Desde 18 de maio, foram identificados, na União Europeia, 2.682 casos de 'monkeypox' - uma doença endémica na África central e Ocidental -, em 23 Estados-membros, incluindo Portugal, onde ontem foram detetados mais 8 casos, totalizando agora 373 o total de infetados no nosso país.


Esta doença é causada por um vírus que se transmite dos animais aos humanos. A doença manifesta-se em lesões que podem parecer idênticas à varicela. Os sintomas são lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.

0 comments
bottom of page