top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

EUA: TAXA DE INFLAÇÃO ABRANDA EM JULHO PARA OS 8,5%

A Inflação nos Estados Unidos abrandou para 8,5% em julho. Em junho, a inflação homóloga tinha ficado em 9,1%.


Foto/ Suno

A inflação nos EUA abrandou em julho, segundo os dados do Departamento de Estatísticas do Trabalho norte-americano, tendo chegado aos 8,5% depois dos 9,1% no mês anterior. Este valor fica ligeiramente abaixo do esperado pelos analistas, que previam já uma redução, mas apenas até aos 8,7%.


A inflação subjacente manteve-se em 5,9%, tal como em junho, o que também fica abaixo das projeções de uma subida para 6,1%.


A pressão nos preços na maior economia do mundo começa a dar sinais de abrandamento, depois de tocar máximos de mais de 40 anos em junho. O presidente da Reserva Federal tem vindo a sinalizar que o pico do fenómeno poderá estar perto, embora tenha mantido aberta a possibilidade de novas subidas expressivas da taxa de juro caso o indicador de preços continue a subir ao ritmo que tem sido verificado este ano.


A energia registou um abrandamento, verificando uma taxa de variação homóloga de 32,9% depois de chegar aos 41,6% no mês anterior e com reduções em cadeia nos preços da gasolina e outros combustíveis. Já os produtos alimentares tiveram um aumento de 10,9%, o que constitui um ligeiro aumento em relação aos 10,4% de junho.


O mercado de automóveis novos continua a acelerar, embora a apenas 0,6% em cadeia, ao passo que o de veículos usados registou uma variação de -0,4% em relação a junho. O alojamento voltou a registar um aumento de preços, que chegou a 0,5% em cadeia.

0 comments
bottom of page