top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

INCÊNDIO NA SERRA DA ESTRELA MOBILIZA MAIS DE MIL OPERACIONAIS E 12 MEIOS AÉREOS

Doze meios aéreos estão hoje de manhã a ajudar no combate ao incêndio na serra da Estrela, onde se encontram mais de mil operacionais, segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).


Foto: CNN Portugal

O incêndio, cujo primeiro alerta foi dado na madrugada do dia 06, atinge os municípios de Manteigas, Covilhã e da Guarda.

De acordo com a mesma fonte, no combate às chamas encontram-se 1.080 operacionais, apoiados por 327 viaturas e os 12 meios aéreos.

Os bombeiros estão a aproveitar a descida das temperaturas para acelerar o combate, apesar dos difíceis acessos.

Na segunda-feira, foi acionado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Guarda, devido aos incêndios que ameaçaram as povoações do território do concelho. Várias aldeias tiveram de ser evacuadas.

Este incêndio, além de atingir o concelho da Covilhã, chegou a Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, queimando um total superior a 14 mil hectares, segundo dados provisórios.

À SIC, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, volta a falar em situação de calamidade.

O autarca lança também suspeitas sobre a origem criminosa de alguns fogos que estão a devastar o país: "Aquilo que aconteceu ontem, com tantas frentes ao mesmo tempo, algo se passa."

O presidente da Câmara apela ainda a uma vigilância "cada vez maior", tanto nos reacendimentos, como na questão dos novos fogos.

0 comments
bottom of page