top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

MAIS DE 4.900 VENEZUELANOS ASSASSINADOS EM PAÍSES DA REGIÃO

4.918 homens e mulheres venezuelanos foram assassinados em território colombiano, peruano, equatoriano e em outros países da região. Segundo a Plataforma Regional de Coordenação Interagências para os Refugiados e Migrantes da Venezuela mais de 6,15 milhões de venezuelanos abandonaram o país nos últimos cinco anos, escapando à crise política, económica e social.


Foto/ Plataforma Media

Mais de 4.900 venezuelanos foram assassinados na Colômbia, Peru, Equador e outros países da região, segundo dados da Comissão Especial que Investiga Crimes contra Migrantes Venezuelanos.

Sem precisar a data em que aconteceram os assassinatos, Júlio Chávez garantiu que estão identificados os nomes e apelidos de cada uma das vítimas, assim como as causas da morte e localidades onde foram assassinados.

Segundo a comissão ao contrário do que aconteceu com os estrangeiros que migraram para a Venezuela, os venezuelanos são “perseguidos, satanizados e alvo de campanhas de ódio, de parte de governos da região”.

O presidente da Comissão Especial anunciou ainda que aquela comissão foi criada em novembro de 2021 e que trabalha num projeto de lei para a reinserção de migrantes que desejam retornar ao país. 70% dos venezuelanos registados na Argentina estão na disposição de regressar à Venezuela e o mesmo acontece com migrantes noutros países.

Segundo a Plataforma Regional de Coordenação Interagências para os Refugiados e Migrantes da Venezuela (R4V), mais de 6,15 milhões de venezuelanos abandonaram o país nos últimos cinco anos, escapando à crise política, económica e social.

Pelo menos 5,09 milhões de venezuelanos radicaram-se noutros países da América Latina e Caraíbas.

0 comments
bottom of page