top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

MAIS DE 40% DOS AMERICANOS ACREDITA NUMA GUERRA CIVIL NA PRÓXIMA DÉCADA

Os americanos estão apreensivos devido a atual situação política no país e mais de dois quintos dos norte-americanos (43%) acredita que uma guerra civil é, pelo menos provável nos próximos 10 anos.


Foto: Folha UOL

De acordo com um novo inquérito elaborado pela plataforma YouGov e o jornal The Economist, mais de dois quintos dos norte-americanos (43%) acredita que uma guerra civil é provável nos próximos 10 anos. Este número aumenta para mais de metade entre os que se identificam como “fortemente republicanos”.

A estatística surge depois de, na noite de domingo, a senadora da Carolina do Sul, Lindsey Graham, prever “motins nas ruas” se Trump for indiciado nas investigações sobre documentos confidenciais recuperados pelo FBI, este mês, e obtidos na Casa Branca enquanto ainda era presidente.

Mais tarde, esta segunda-feira, Mary McCord, ex-vice-procuradora-geral interina, repreendeu na CNN Internacional as declarações da senadora, referindo que era “incrivelmente irresponsável que um funcionário eleito fizesse ameaças veladas de violência".

Referiu ainda que “as pessoas estão com raiva, podem ser violentas”, algo que “[Trump] sabe e que Lindsey Graham também sabe". "As pessoas ouvem isto e realmente mobilizam-se e fazem coisas", acrescentou. “O '6 de janeiro' foi o resultado desse tipo de tática do presidente Trump e os seus aliados”, terminou.

Apesar de os especialistas acreditaram, de forma transversal, que a violência com motivações políticas está a aumentar, segundo o jornal The Guardian, estes acreditam que uma guerra civil semelhante à de 1861-1865 é pouco provável.

Na estatística da YouGov e do Economist, 65% de todos os entrevistados revelam que a violência política aumentou desde o início de 2021, além de que 62% considera que a violência política vai aumentar nos próximos anos.


0 comments
bottom of page