top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

Migrantes resgatados no Algarve são "alegadamente oriundos do Norte de África"

Redação, 11 nov 2021 (Lusa)


SEF- Foto: Jornal i

Os 37 migrantes hoje resgatados pela Marinha no Algarve são "alegadamente oriundos do Norte de África" e vão ser instalados em Portimão para realizarem os testes de diagnóstico à covid-19 e garantida a assistência humanitária, avançou o SEF.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras refere que os 37 migrantes, "alegadamente oriundos do Norte de África" e que foram detetados ao largo de Vila Real de Santo António, vão ser instalados no Ponto de Apoio Naval – Cais da Marinha, em Portimão, onde será assegurada a realização dos testes à covid-19 e garantida a assistência humanitária, “em particular as necessidades básicas de alimentação e assistência médica”.

O SEF precisa que juntamente com a Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública estão a desenvolver “todos os procedimentos previstos nestas situações”, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O SEF refere ainda que, posteriormente, serão promovidas por este serviço de segurança “todas as diligências necessárias para avaliação da situação e promoção das medidas adequadas ao caso”.

o comandante da Zona Marítima do Sul disse à Lusa que a Marinha resgatou hoje 37 homens de uma embarcação que navegava em águas internacionais, a sul do Algarve.

Segundo Fernando Rocha Pacheco, a embarcação foi avistada por um navio mercante ao final do dia de quarta-feira, tendo sido deslocados meios da Marinha para o local, que ao início da manhã de hoje abordou os tripulantes.

Ao avistarem a corveta da Marinha, os homens “pediram auxílio”, acabando por ser recolhidos em águas internacionais, a 37 milhas náuticas a sul da costa algarvia, na faixa atlântica correspondente à zona entre Vila Real de Santo António e Tavira, precisou a mesma fonte.

De acordo com o comandante da Zona Marítima do Sul, ainda não foi verificada a nacionalidade dos tripulantes, suspeitando-se que são marroquinos, o que será apurado após inquirições que serão conduzidas em terra pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que estará no local onde o navio atracará.

Em comunicado, a Marinha adiantou que os homens navegavam numa embarcação de madeira com sete metros e que o navio da Marinha com os tripulantes resgatados se dirige "agora para o Ponto de Apoio Naval de Portimão, onde se prevê que chegue durante esta tarde".

Segundo Fernando Rocha Pacheco, os homens “encontram-se bem de saúde”, havendo apenas um que “se queixa de dores num pé”.

Para já, a situação está a ser encarada pelas autoridades como uma “ação de salvamento” e só “diligências posteriores podem confirmar se são migrantes”, concluiu.

A costa algarvia tem recebido nos últimos dois anos vários desembarques ilegais de migrantes marroquinos.

0 comments
bottom of page