top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

MIGRANTES SOFREM A ATRAVESSAR A FRONTEIRA

Centenas de migrantes que atravessaram o Rio Grande de Ciudad Juarez no Mexico para El Paso no Texas esta semana faziam parte de um grupo sequestrado no México quando se dirigiam para os Estados Unidos, segundo nove migrantes entrevistados pela Reuters.


Photo Credit: www.folhape.com.br

Testemunhos dos nove migrantes sugerem que houve vários raptos ao longo de vários dias no estado norte de Durango, com pessoas levadas para pelo menos dois locais principais e mantidas contra a sua vontade enquanto eram exigidos resgates.

Os raptos são uma clara recordação dos perigos que os migrantes enfrentam quando atravessam o México, atravessando zonas repletas de violência contra a droga e um estado de direito fraco.

A maioria dos migrantes sequestrados eram nicaraguenses, que têm deixado a sua terra natal em número crescente para pedir asilo, encorajados pelo conhecimento de que dificilmente serão deportados devido às relações difíceis entre o seu governo e Washington.

Os incidentes parecem incluir um dos maiores raptos em massa conhecidos no México nos últimos anos, segundo um especialista em imigração na Universidade do Texas em Austin.

Quatro migrantes disseram que as pessoas com uniformes policiais pararam os autocarros em que viajavam e tentaram extorquir-lhes entre 200 pesos (10 dólares) e 5.000 pesos (255 dólares), antes de todos os autocarros serem levados por homens armados para propriedades próximas onde estavam detidos contra a sua vontade.

O gabinete de segurança do Estado de Durango disse não ter recebido queixas de agentes da polícia do Estado envolvidos no rapto e que os municípios eram responsáveis pelos seus próprios agentes. A procuradoria de Durango disse que não abriu um inquérito por não ter recebido qualquer queixa, mas confirmou que tinham ocorrido resgates nos dia 5 e 7 de dezembro.


0 comments
bottom of page