top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

NÚMERO DE CASOS DE MONKEYPOX SOBE PARA 74 EM PORTUGAL

Em Portugal estão contabilizados 74 casos de Monkeypox segundo informação da direção geral de saúde. Doentes estão a ser acompanhados e encontram-se "estáveis".


A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou, esta sexta-feira, que subiu para 74 o número de casos de infeção pelo vírus Monkeypox em Portugal, mais 16 face ao último balanço.


Segundo a DGS, a maioria das infeções foram notificadas, até à data, "em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve".


"Todos as infeções confirmadas são em homens entre os 23 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos", informa, referindo ainda que os casos identificados "mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis".


"A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional", nota a DGS.


A autoridade de Saúde aconselha os "indivíduos que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço", a procurar aconselhamento clínico. Ao dirigirem-se a

uma unidade de saúde, deverão "cobrir as lesões cutâneas".


Perante sintomas suspeitos, os doentes abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar "vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estado, ou outros sintomas".


A DGS assegura que continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias.

0 comments
bottom of page