top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

Os Serranos levam festa do queijo à Nova Inglaterra


Os Serranos levam festa do queijo à Nova Inglaterra


Depois do grande sucesso obtido com a tradicional Feira do Queijo da Serra, que se realiza há mais de três décadas no estado de New Jersey onde se encontra a sua sede, o Centro Cultural Os Serranos decidiu há alguns anos lançar-se à estrada com a iniciativa e desbravar novos horizontes.


O êxito tem-se repetido em localidades de Virgínia, Pensilvânia, Nova Iorque e Connecticut.


“A feira tem sido um sucesso, todo o mundo adora. As pessoas ficam tão contentes e agradecem-nos,” adiantou a O Jornal Matilde Rebelo, presidente do grupo Os Serranos.


Este ano, na sua 37ª edição, a feira chega pela primeira vez a Massachusetts e a Rhode Island.


O Clube Luís de Camões em Peabody, MA., irá abrir as portas à iniciativa na sexta-feira, dia 11 de Fevereiro, a partir das 5 p.m. No sábado, dia 12, será a vez do Clube Senhor da Pedra, em New Bedford, MA., receber o certame, entre as 11 a.m. e as 4 p.m. No domingo, dia 13, a feira terá lugar no salão da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Cumberland, R.I., a partir das 9 a.m. A entrada é gratuita.


“Levamos queijo da serra e um bocadinho de Portugal a estas áreas,” referiu Matilde Rebelo.


Paralelamente ao queijo, estarão representados outros baluartes da Serra da Estrela, como artesanato, compostas, mel, enchidos, marmelada e não só.


O objetivo, segundo a organizadora, é divulgar produtos regionais, dando a conhecer a sua qualidade e denominação de origem.


O queijo é de longe um dos produtos mais cobiçados, segundo a organizadora.


“O nosso queijo não se compara com os outros,” salientou Matilde Rebelo. “A pessoa que prova, fica fã e vai gostar para o resto da vida. Tem um sabor que não é pesado. É suave e satisfaz o paladar.”


Os visitantes da feira poderão provar ou comprar o queijo, que estará disponível em quatro variedades: amanteigado, curado branco, curado pintado e cabra.


Os queijos em exposição este fim-de-semana chegaram de Portugal no passado dia 3 de Fevereiro, provenientes de Seia e de São Romão.


“São queijos feitos para nós, com marca e selo,” frisou Matilde Rebelo.


Segundo ela, a feira não é apenas uma referência para a comunidade portuguesa, pois tem vindo a atrair cada vez mais pessoas de outras nacionalidades.


“Os americanos e os espanhóis, por exemplo, também gostam muito do nosso queijo,” sublinhou. “Se gosta do queijo, nunca vai largá-lo.”


Fundada em 1985, “Centro Cultural Os Serranos” é uma associação cultural e recreativa sem fins lucrativos com a missão de divulgar e promover a cultura, as tradições e as potencialidades da região da Serra da Estrela nos Estados Unidos. Em 2015, foi distinguida com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República Portuguesa.


“Somos todos voluntários,” adiantou Matilde Rebelo, que é natural de Mangualde. “Todo o dinheiro que fazemos é usado em donativos” para causas nobres.


Para além da feira, a associação levará a cabo uma Grande Gala de Aniversário, no próximo dia 27 de Março, no Portuguese Instructive Social Club em Elizabeth, New Jersey.


O evento, que inclui almoço e espetáculo com vários artistas, deverá com a presença de autarcas da região da Serra da Estrela.


“Nos últimos anos não houve gala por causa da pandemia, mas em 2019 estiveram 14 autarcas presentes,” informou a presidente. “Este ano, já fizemos os convites, mas ainda não sabemos quantos estarão presentes.”


Para mais informações sobre esta associação, visitar https://www.facebook.com/osserranosusa ou contactar Matilde Rebelo através do número 908-803-1493.

0 comments
bottom of page