top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

PRIMEIRA MISSÃO PRIVADA À ISS RETORNA À TERRA

Três empresários e um ex-astronauta da NASA regressaram hoje a terra. Mais propriamente nas águas da Flórida a bordo de uma nave da SpaceX, depois de 15 dias na Estação Espacial Internacional (ISS) como parte de uma missão privada.


A cápsula e seus quatro passageiros pousaram por volta das 13h00 locais após uma descida vertiginosa, desacelerada pela entrada na atmosfera e por enormes paraquedas.

Uma embarcação da SpaceX resgatou os 4 aventureiros no Oceano Atlântico, perto de Jacksonville.


Esta missão, denominada Ax-1, foi organizada pela empresa americana Axiom Space e foi a primeira missão totalmente privada a ir à ISS.


A Axiom comprou o meio de transporte da SpaceX e pagou à NASA pelo uso de sua estação.

Os quatro membros da tripulação – três clientes que pagaram dezenas de milhões de dólares cada e o ex-astronauta hispano-americano Michael Lopez-Alegría – decolaram em 8 de abril da Flórida.


Todos os quatro recusam ser considerados “turistas espaciais”, alegando ter realizado uma série de experiências a bordo da Estação Espacial Internacional, em colaboração com centros de pesquisa e universidades, sobre envelhecimento e saúde do coração, entre outros temas.

A viagem que deveria de ser de oito dias acabou por durar 15 dias na estação espacial para um total de 17 dias em órbita.


0 comments
bottom of page