top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

SUSPEITO DE ATENTADO DE LOCKERBIE DETIDO NOS EUA

O líbio suspeito do ataque a avião de passageiros que explodiu sobre ​​​​​​​Lockerbie, na Escócia, em 1988, está detido nos Estados Unidos, anunciaram este domingo as autoridades norte-americanas e escocesas.


Photo Credit: Wikipedia

O suspeito do ataque em 1988 que vitimou 270 pessoas em Lockerbie está em custódia das autoridades norte-americanas. O Departamento de Justiça norte-americano confirmou a informação, acrescentando que o suspeito deverá comparecer pela primeira vez perante um juiz no Tribunal Distrital dos EUA do distrito de Columbia.

"As famílias dos mortos no atentado de Lockerbie foram informadas de que o suspeito, Abu Agela Mas'ud Kheir Al-Marimi, está sob custódia dos EUA", anunciaram os Serviços Administrativos da Coroa e a Administração Fiscal, em comunicado, citado pela agência AP.

O voo 103 da Pan Am, que viajava de Londres para Nova Iorque, explodiu sobre Lockerbie, em 21 de dezembro de 1988, causando a morte a todas as 259 pessoas a bordo do avião e outras 11 no solo.

Continua a ser o ataque terrorista mais mortífero em solo britânico.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou novas acusações contra Al-Marimi em dezembro de 2020, no 32.º aniversário do atentado.

Desde o incidente em 1988, apenas um indivíduo foi processado pelo bombardeamento do voo 103 da Pan Am. Abdelbaset Ali Mohmet al-Megrahi, um antigo oficial dos serviços secretos líbio, passou sete anos numa prisão escocesa após a sua condenação em 2001. Libertado em 2009 por razões médicas, Mohmet al-Megrahi morreu na Líbia em 2012, defendendo sempre a sua inocência.


0 comments
bottom of page