top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

TESTEMUNHOS DE ABUSOS SEXUAIS NA IGREJA CATÓLICA "JÁ PRESCREVERAM"

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa já recebeu 424 testemunhos, contudo a maior parte dos crimes reportados já prescreveu.


Foto:SAPO 24

A Igreja Católica Portuguesa já recebeu 424 testemunhos de abusos sexuais contra crianças, revelou esta terça-feira o coordenador Pedro Strecht, assumindo que a maior parte dos crimes reportados já prescreveu.

Os testemunhos foram recolhidos pelas diversas formas englobadas no trabalho da Comissão. O número mínimo de vítimas será muitíssimo maior do que as quatro centenas e os abusos compreendem todas as formas descritas na lei portuguesa", afirmou o pedopsiquiatra Pedro Strecht, assinalando, porém, que "a maior parte das situações encontra-se juridicamente prescrita.

Segundo o mesmo responsável existe uma grande diferença entre o número de situações recebidas pela comissão e aquelas que foram enviadas para o Ministério Público, de início de um total de 17 casos, sendo que agora existem mais 30 situações em estudo para idêntico procedimento.

Perante os dados recolhidos, esclareceu o especialista, "é inequívoco que os traumáticos acontecimentos do passado" que a maioria das vítimas "espera um pedido de perdão diretamente formulado pelos próprios abusadores", bem como da "hierarquia da Igreja Católica portuguesa".

0 comments
bottom of page