top of page
  • Writer's pictureRicky Duraes

TEXAS VAI ENVIAR MIGRANTES INDOCUMENTADOS PARA WASHINGTON


O governador do Texas, Greg Abbott, anunciou novas diretrizes como parte dos esforços de segurança nas fronteiras do estado que incluem o envio de migrantes indocumentados para Washington de modo que o governo federal possa resolver aí a sua problemática migratória.




O governador do Texas, Greg Abbott, apresentou novas medidas a serem aplicadas ao longo da fronteira EUA-México e prometeu mais para vir, enquanto ex-funcionários do governo Trump o pressionam a declarar uma “invasão” e dar às tropas estaduais e aos membros da Guarda Nacional autoridade para rejeitar imigrantes.

Mas, por enquanto, Abbott disse que as tropas estaduais começarão a parar e inspecionar veículos comerciais que cruzam a fronteira, o que ele reconheceu que “diminuiria drasticamente” o tráfego de veículos perto dos portos de entrada dos EUA.

Abbott referiu ainda que serão alugados autocarros para serem postos a disposição dos migrantes que queiram deslocar-se para Washington de modo que a administração Joe Biden e o congresso resolvam a situação depois do governador ter tecido várias críticas a sua postura.

As novas diretrizes equivalem às “ações sem precedentes” que Abbott prometeu em resposta ao governo Biden encerrar uma lei de saúde pública imposta por Donald Trump que vai ser removida em 23 de maio que limitou os requerentes de asilo em nome da prevenção da propagação do COVID-19. Quando isso acontecer, espera-se que mais migrantes tentem entrar nos estados Unidos pela fronteira sul.

Autoridades do Texas também disseram que começariam “aumento da atividade militar” na fronteira e instalariam arame farpado em algumas águas baixas ao longo do rio para impedir os imigrantes de cruzarem.


O Texas já enviou milhares de soldados e membros da Guarda Nacional, instalou uma nova barreira na fronteira e prendeu imigrantes sob acusações de invasão de propriedade.


Funcionários da Patrulha de Fronteira dizem que podem chegar até 18.000 migrantes diariamente quando a política de saúde, conhecida como autoridade do Título 42, expirar em maio. Na semana passada, cerca de 7.100 imigrantes chegavam por dia à fronteira sul dos EUA.



0 comments
bottom of page